Páginas

Pesquisa personalizada

Informação Importante

Todos os arquivos postados aqui para download gratuito foram encontrados na net de maneira livre, sem cobrança , portanto se o proprietário de algum desses arquivos se sentir lesado ou desejar por qualquer motivo que o mesmo seja retirado deste Bolg favor entrar em contato pelo e-mail: emersonesteter@hotmail.com, com o assunto Retirar Arquivo especificado, e esclarecendo o motivo pelo qual solicita a retirada do arquivo no corpo do e-mail..
Muito obrigado pela compreensão de todos e me coloco a disposição para esclarecimentos sempre que possivel.
Emerson Esteter - Técnico em Segurança do Trabalho.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A crise que abalou o emprego completa um ano

Publicado em 15/9/2009


Em Rio Claro a crise afetou inicialmente as empresas multinacionais e depois, o setor de comércio e serviços. De acordo com números disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município de Rio Claro demitiu 22.560 pessoas no período de setembro de 2008 a julho de 2009 e contratou 21.617. O número negativo de 943 postos de trabalho segue a vertente nacional, que também registra perda de 7.379 vagas no período.
Para o economista e professor universitário, Israel de Souza, a indústria na região desempregou bastante e o setor de serviços teve uma queda menor de vagas e isso acarretou em uma diminuição do poder aquisitivo da população. "Houve uma precarização do emprego, pois grande parte das pessoas que saiu da indústria se recolocou nos setores do comércio e serviços com uma renda menor", avalia.
O economista acredita que a estabilização real da economia - com o alcance dos saldos positivos apresentados antes de setembro de 2008 - ocorra somente em 2011. "São ciclos e não há prazos exatos estipulados. Deve ocorrer, aos poucos, o processo de retomada de confiança por parte dos empresários e então, se efetivar investimentos em novos produtos, em expansão de produção e aumento de contratações".
Retrospectiva
Há um ano o banco de investimentos Lehman Brothers, considerado na época o quarto maior dos Estados Unidos no setor, anunciava que pediria concordata. Falhava assim a tentativa das autoridades norte-americanas de evitar a contaminação do mercado financeiro e o agravamento da crise que começou no sistema hipotecário do país.
No dia 15 de setembro, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) apresentou desvalorização de 7,59%, a maior queda desde os ataques de 11 de setembro de 2001, quando a baixa foi superior a 9%.
Em todo o mundo os bancos centrais começaram a adotar medidas para socorrer suas economias e o Brasil, que passava ao largo da crise, entrava em estado de alerta. Nessa semana anterior, se reuniu no Brasil o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central para definir a taxa básica de juros.
O cenário externo fez com que o comitê elevasse a taxa básica de juros, a Selic, de 13% para 13,75%, mesmo nível de outubro de 2006. Na ocasião, a direção do Banco Central do Brasil (BC) avisou em sua ata da reunião divulgada uma semana depois que a “ percepção de risco sistêmico permanecia elevado” por conta da “severa” crise financeira internacional.
O risco sistêmico ocorre quando há temor de que uma instituição financeira não tenha recursos suficientes para pagar a outra, causando um “efeito dominó”, ou seja, levando ao colapso toda a estrutura de bancos e financeiras.
No último domingo (13), o presidente do BC, Henrique Meirelles, afirmou que o Brasil está preparado para retomar o crescimento. "Antes, os investimentos eram baixos e quando o país ia sair de uma crise não estava preparado. Aí vinha a inflação e todos aqueles problemas", afirmou.
Com informações da Agência Brasil

Publicado em:http://www.guiarioclaro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOOGLE

Quem sou eu

Minha foto
Técnico em Segurança do Trabalho. 2º Secretário do Grupo de Estudo em Saúde e Segurança do Trabalho de Rio Claro.

Seja nosso Parceiro

Create your own banner at mybannermaker.com! Copie o código e divulgue este banner como parceiro em seu site/blog!

Banners Parceiros

Boo-Box